itaberaba

Emancipação Política: 26 de Março 1877
CEP: 46.880-000
DDD: 75
População: *80.000
Eleitorado: 34.180
Distância da Capital: 266 Km
Rodovias de Acesso: BA-046, BA-233 e BR-242
Altitude: 266 M
Temperatura Média: 23.4°C
Clima: Semi-árido
Índice Pluviométrico (milímetros): Média 744mm - Máxima 1494mm - Mínima 152mm
Coordenadas Geográficas: Latitude 12º 31’40” S Longitude 40º 18’25” O
Limites: Ao Norte – Ruy Barbosa / Ao Sul – Iaçu / Ao Leste – Ipirá / Ao Oeste – Boa Vista do Tupim
O município de Itaberaba é considerado o Portal da Chapada Diamantina, cidade de médio porte para as características de cidades da Bahia. Fica localizada na entrada da Chapada Diamantina já apresentando algumas características da região em sua vegetação. Tem um comércio muito forte e uma indústria atuante.

Como toda cidade do sertão baiano faz muito calor, inclusive à noite, tendo vida noturna agitada. Os meses de junho, julho e agosto são sempre frios no período noturno.

É considerada como principal centro regional, pois influencia uma região muito grande. Fica relativamente perto de todos os municípios da Chapada Diamantina, figura entre as 30 maiores da Bahia e entre os 300 do Brasil, possui uma extensã o territorial de 2.357,185 km² para uma população estimada em 80.000 mil habitantes e 34.180 eleitores.

A economia está fortemente vinculada a toda Chapada Diamantina, já que atendemos vários municípios. Conforme registro da JUCEB, nossa cidade possui 229 indústrias, dessas podemos destacar o nosso pólo industrial moveleiro pioneiro na Bahia e 1.598 estabelecimentos comerciais, ficamos em 21º lugar na posição geral do estado da Bahia em ambas categorias.

A agricultura se destaca como atividade econômica de grande importância para o Município graças as águas do Rio Paraguaçu que permitem o desenvolvimento de projetos de fruticultura irrigada, que aliada a solos férteis, boa temperatura e boa luminosidade permitem excelentes índices de produtividade, principalmente nas culturas de manga, já com experiências de exportação para a Europa há mais de 5 anos, limão, coco, uva, maracujá, pinha, mamão e banana sendo as principais culturas irrigadas, com espaço de crescimento e áreas disponíveis para investimento.

Destaca-se ao nível nacional a cultura do "Abacaxi de Sequeiro" considerado o melhor fruto do Brasil por sua quantidade de "brix", somos o maior produtor de abacaxi da Bahia e 4º do Brasil. Podemos também citar a apicultura que é uma das atividades rurais mais promissoras e rentáveis, tanto do ponto de vista técnico como de econômico, com uma produção entre os anos 2000 e 2001 de 10.000(dez mil) litros, se tornando assim uma grande alternativa de sobrevivência e fixação do homem no campo. Na pecuária, destacam-se os rebanhos de bovinos, suínos, equinos e asininos.